Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão , Acção Social

 
 
 

Acção Social

 
 

Rede Social de V. N. de Famalicão

 
É um método de congregação e articulação e de esforços entre entidades públicas e privadas com vista à erradicação ou atenuação da pobreza e à promoção do desenvolvimento social.
 
 
 

Bolsa de Voluntariado

 
O conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção, de serviço dos indivíduos, famílias e comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos, por entidades públicas ou privadas é o Voluntariado. Está ao serviço da comunidade para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das populações e corresponde a uma decisão livre, apoiada em motivações e opções pessoais.
 
 
 
 
 

PROFIT - Programa de Inclusão Social

 
PROGRIDE - Programa para a Inclusão e Desenvolvimento, do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.O Projecto de Vila Nova de Famalicão para a Integração Territorial é um projecto que resulta da candidatura a este programa.
 
 
 

Equalidade - Programa de Formação e Emprego

 
O Equal é um programa de iniciativa comunitária, financiado pelo fundo social europeu, que visa promover mudanças e inovações nos sistemas de emprego e formação, no sentido de colaborar no grande objectivo europeu de “mais e melhores empregos”, apoiando projectos que promovam a inovação e a adequação das práticas às necessidades e expectativas dos públicos – alvo e reforcem a qualificação das pessoas e organizações.
 
 
 
 
 
 

Habitação Social

 
 

Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos

 
Embora o direito a uma habitação condigna integrar, de forma plena, o vasto conjunto de direitos constitucionalmente consagrados, subsistem estratos da população que, por motivos de ordem sócio-económica ou de relativa instrução, dificilmente consegue aceder a uma habitação dotada de condições mínimas de salubridade.
 
 
 

Parque Habitacional Municipal

 
"Mudar de Casa, Mudar de Vida" é o Programa Municipal , lançado pelo pelouro de Habitação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em 2002, é um programa estratégico da política social de habitação, através do qual o Município procura dar resposta a uma multiplicidade de necessidades e exigências, tanto mais que a Habitação é um sistema complexo, feito de muitas e diversificadas componentes.
 
 
 
 
 

Recuperação e Reabilitação Urbanística

 
Tendo em vista uma política de melhoria continuada, visível e programada dos conjuntos habitacionais públicos da directa responsabilidade do município, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão lançou no terreno um conjunto de investimentos que totalizam já 2.221.210,516 €, direccionados não só para a recuperação do edificado, mas, de igual modo, para a promoção da melhoria urbanística e requalificação urbana dos complexos habitacionais, revitalizando os seus espaços exteriores, dotando-os de maior harmonia, maior segurança e de novas zonas de lazer e de desporto para os seus moradores.
 
 
 

Cartão Sénior Feliz

 
Numa atitude concertada com a necessidade de elaborar Políticas Sociais que vão de encontro, essencialmente, aos grupos etários mais vulneráveis, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão instituiu o Cartão Sénior Feliz. Esta medida tem como finalidade permitir às pessoas com idades a partir dos 65 anos, descontos interessantes em produtos e serviços de perto de duzentas empresas ou instituições, dos vários sectores de actividade, designadamente alimentação e saúde.